segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Festival de Música Instrumental de Cavalcante chega à décima edição


O Festival musical de Cavalcante (GO) já é tradicional na região Centro-oeste. Anualmente, no mês de agosto, a cidade vivencia intensamente a mais pura e rica cultura, apresentada numa diversa programação, em formato de shows, espetáculos circenses, exposições e feira de artesanato e gastronomia. A festa acontece nos 29, 30 e 31 deste mês



Nos próximos dias 29, 30 e 31, a cidade de Cavalcante, localizada a 300 km de Brasília, recebe o seu tradicional Festival de Música Instrumental e Arte Popular. Em sua décima edição, o evento apresenta uma ampla programação cultural que reúne elementos da cultura regional, bem como atrações musicais renomadas local e nacionalmente.  O festival de 2014 continua a apresentar as mais diversas manifestações artísticas, como música, dança, circo e artesanato -, tudo isso, num cenário cercado pela natureza da Chapada dos Veadeiros. Um dos mais respeitados instrumentistas e compositores da música brasileira, Hamilton de Holanda, sobe aos palcos do Festival, neste ano, ao lado de seu famoso bandolim. O X Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante conta com o apoio do Governo do Estado do Goiás e da Secretaria de Estado da Cultura do Goiás, através da Lei Goyazes. A entrada é franca.

O primeiro dia do Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante, 29 de agosto, abre sua programação às 17h, com um cortejo na cidade, em celebração aos 10 anos do evento cultural. Em paralelo, a Feira de Artesanato e Gastronomia já estará em pleno funcionamento. Às 20h terá início os shows musicais, com apresentação de Uskaba Reggae, Mocambos, Incensos de Fulô e Forró do Parceiro.

Já no dia 30, atrações regionais - reconhecidas e aclamadas pelo público -, como a Pequena Orquestra de Cavalcante e a Dança de Sussa animam a festa. Também se apresentam no sábado o Circo Teatro Artetude, o Quarteto Capital e o Brapo. A atração especial do festival, Hamilton de Holanda, sobe aos palcos do festival tambem no sábado, ao lado de seu quinteto musical. Nesta edição haverá ainda uma palestra especial com ele, no ultimo dia (31 de agosto), às 16h30. Holanda é um dos mais conceituados instrumentistas e compositores da música brasileira. O músico é uma referência mundial no bandolim, além de também arranjador e produtor musical. Já contracenou com grandes nomes da música mundial, como Armandinho Macedo, Carlos Malta, Leonel Laterza, Paulo Moura, Dominguinhos, entre outros.  

 A banda Sinfônica Tocando Sons, Bruno Gafanhoto Quarteto, Hamilton Pinheiro e a Dança da Sussa sobem aos palcos, no domingo, fechando o evento com chave de ouro.

O Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante visa promover a cultura e a música instrumental, além de gerar emprego e renda na região através da Feira de Artesanato e Gastronomia. Em 2014, a Feira continua com as novidades lançadas em 2011, como gastronomia local, nacional e até internacional, além de roupas e objetos criados pela cadeia criativa do artesanato local. 

Caráter histórico do Festival: Com 264 anos de existência, o município de Cavalcante (GO) detém a maior parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, situada na zona do cerrado, entre as montanhas e vales da região, a cerca de 300 quilômetros de Brasília. Sua origem vem das comunidades indígenas e quilombolas que povoaram primeiramente a região e que permanecem até hoje. Sob esta imagem, o Festival no município propõe um intenso intercâmbio cultural entre Brasília e Cavalcante, a fim de unir arte e meio ambiente como semente única de produção de idéias, além de estimular o turismo ecológico na região.

 Patrocínio e apoios: O X Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante conta com o apoio do Governo do Estado do Goiás e da Secretaria de Estado da Cultura do Goiás, através da Lei Goyazes. Uma realização da produtora Ponte Studio Gravações, de Brasília.

Sobre o turismo de Cavalcante: Como sugestão de lazer aos turistas que visitam a cidade durante o Festival, há mais de 100 cachoeiras próximas, circundadas pelos cânions da Chapada, ideais para passeios ou prática de esportes de aventura. Cerca de 70% da área do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros localiza-se em Cavalcante.

 Como chegar: direto pela BR-020 até Planaltina. Pouco depois da cidade pegue o trevo para a GO-118, sentido Alto Paraíso e Teresina de Goiás. Em Teresina, siga pela GO-241 direto para Cavalcante.

Programação musical:
Dia 29
17h - Cortejo da Cidade - Celebração Dez Anos
20 h - Uskaba reggae
21 h - Mocambos
22 h - Incenso de Fulô
23 h - Forró do parceiro

Dia 30
19h - Pequena Orquestra de Cavalcante
19h -Dança do Ventre da Casa Abraço Alegre - Cavalcante
20h - Circo Teatro Artetude
21h - Quarteto capital
22h - Dança da Sussa
23h - Hamilton de Holanda Quinteto
00h - Brapo

Dia 31
16h30 - Palestra de Hamilton de Holanda
18h30 - Banda Sinfônica Tocando Sonhos
20h30 - Bruno Gafanhoto quarteto
21h30 - Hamilton Pinheiro
22h30 - Dança da Sussa

Serviço: X Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante
Data: 29, 30 e 31 de agosto
Local: Cavalcante, Goiás
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Informações:  (61) 9672-5202 e (61) 9981-5202
Centro de Informações ao turista: (62) 3494-1507 (61) 9674-8745
Apoio cultural/patrocínio: Governo do Estado do Goiás e Secretaria de Estado da Cultura do Goiás, através da Lei Goyazes.
Realização: Ponte Studio Gravações
Pousadas parceiras: Pousada Aldeia Cayana (61-9986 8806), Pousada Fazenda Veredas (61-9649-1330) e Pousada Aruana (61-9984-1933) e Tapuio e Morro Encantado.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Evento aponta soluções para o fortalecimento do mercado de produtos para saúde no Brasil

A necessidade do fortalecimento e crescimento do mercado de produtos para saúde no país, para ampliação do acesso e garantia da saúde a toda população, foi um consenso entre os conferencistas e participantes do I Fórum Nacional de Produtos para Saúde no Brasil. O evento ocorrido nesta quinta-feira, dia 7 de agosto, lotou o auditório do Interlegis, no Senado Federal, em Brasília. Os processos de ATSs (Avaliações de Tecnologias em Saúde) para as incorporações de novas tecnologias ao SUS também ganharam espaço no debate.

Participaram do evento o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, o deputado federal Izalci Lucas, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Augusto Gadelha, o presidente da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), Carlos Eduardo Gouvêa, entre representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Saúde, Universidades e entidades nacionais e internacionais ligadas ao tema.


Lançamento de livro e homenagens
Durante o fórum, houve o lançamento do livro “Investigação de Desfechos de Dispositivos Diagnósticos e Terapêuticos”. A obra, que visa a disseminação do conhecimento em avaliação de tecnologias de saúde aplicada a dispositivos diagnósticos e terapêuticos, foi brevemente apresentado pela presidente da Associação Brasileira de Farmacoeconomia e Pesquisa de Desfechos (em inglês, International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research - ISPOR), Gabriela Tannus Branco de Araújo - que também foi uma das revisoras técnicas da publicação. “O Brasil chama muito a atenção de outros países pelo funcionamento de suas ATSs”, lembrou, Gabriela, que, na oportunidade, homenageou pessoas, grupos acadêmicos, órgãos e gestores públicos, com placas em agradecimento pela colaboração técnica e cientifica com a obra literária.

Palestras em destaque no fórum
O evento ofereceu aos participantes uma rica abordagem sobre o tema, por meio de palestras de conferencistas convidados, dos quais: o Cenário Atual e Perspectivas Futuras para ATS de Equipamentos Médicos e Diagnósticos, pelo membro da Comissão de Incorporação de Tecnologias no SUS - CONITEC do Ministério da Saúde, Murilo Contó; Horizonte Tecnológico, pelo Gestor do Núcleo de Pesquisa Clínica da UNIFESP, Marcelo Machado Fonseca; Considerações Práticas sobre a aplicação da ATS para Equipamentos e Dispositivos médicos, do diretor de Economia da Saúde da COVIDIEN, Wilson Follador; Políticas de Saúde e Reembolso de Equipamentos e Diagnósticos, pela Diretora da AdvaMed para América Latina,  Fernanda Machado; e Desafios da Inovação e Incorporação de Novas Tecnologias, pelo  Superintendente da Fundação para o Remédio Popular FURP, Flávio Vormittag.

Em seu último bloco, o evento abriu espaço para apresentação do Projeto QALY, abordado pela pesquisadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Instituto Nacional de Cardiologia, Marisa Santos. Representando a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), Viviana Giampaoli - apresentou a palestra Como Colocar o Paciente no Centro da Decisão. As palestras disponibilizadas pelos conferencistas estão acessíveis ao público interessado por meio da página do evento, no site www.acaoresponsavel.org.br.

O I Fórum Nacional de Produtos para Saúde no Brasil contou com patrocínio das entidades ABIIS, ABRAIDI, Abimed, AdvaMed e CDBL, além do apoio da ISPOR, Agência Íntegra Brasil e Interlegis.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Menu especial na Semana dos Pais da Só Saúde

A homenagem aos pais dura a semana toda no restaurante Só Saúde, localizado na 108 norte. Para o período, o chef Marcelo Tavares elaborou um menu especial: salmão ao molho de azeite de alcaparras, champignon, pimenta rosa e salsa fresca


No restaurante Só Saúde, estabelecimento gastronômico especializado em health food, a homenagem aos pais dura a semana inteira. De 4 a 9 de agosto, a casa elaborou uma sugestão gastronômica especial para a ocasião. O menu especial da semana para os pais fica por conta do salmão ao molho de azeite de alcaparras, champignon, pimenta rosa e salsa fresca - muito bem acompanhado por  espaguete ao alho, azeite extra virgem, tomatinho e brócolis. O saboroso prato acompanha ainda uma farta salada, à escolha do cliente. O valor da refeição é de R$32,90.

Refeições saudáveis e saborosas, equilibradas nutricionalmente. Seja para o lanche ou almoço, a Só Saúde, restaurante localizado na 108 norte, oferece opções que agradam aos mais exigentes paladares. Pratos prontos, risotos, massas, sanduíches, saladas, sucos terapêuticos, vitaminas e açaís. Os produtos do menu da Só Saúde são elaborados com ingredientes selecionados, de primeira qualidade.

Serviço: Só Saúde
Endereço: CLN 108 Norte, Bloco B, (ao lado do Pedacinho Pizzas)
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12 às 23h
Informações: 3349-0010

Assessoria de Imprensa
Etcetera Comunicação
Telefones: 3573-4992/9170-0606
Marina Figueiredo

“A Favela”, com a global Thalita Carauta, em cartaz em Brasília


A atriz do programa Zorra Total estrela a peça “A Favela” nos dias 2 e 3 de agosto, no Teatro dos Bancários. O espetáculo narra um dia comum de uma comunidade, apresentada por quatro personagens que dão todo o humor a essa realidade. A direção é de Rodrigo Santana

Humor em alta em Brasília. Neste final de semana, nos dias 2 e 3 de agosto, a atriz Thalita Carauta estará em Brasília, para apresentação do espetáculo “A Favela”.  O Teatro dos Bancários será palco do espetáculo, que já percorreu várias capitais do Brasil e, agora, desembarca em Brasília, em grande estilo. A Favela narra o dia a dia de uma comunidade, onde quatro personagens vivem. Clarete, uma vendedora de calcinha barraqueira; Dona Santinha, uma pregadora suspeita; Fininho, o chefe da Favela e a sedutora Janete, a radialista que dá dicas de sedução compõe a trama que promete arrancar boas gargalhadas do público brasiliense.

Os ingressos para o espetáculo estão à venda, no Teatro dos Bancários, pelo valor de R$60 (inteira) e R$30 (meia-entrada). As sessões acontecem, no sábado, às 21h, e no domingo, às 20h. A classificação indicativa é de 16 anos.

Serviço: A Favela com Thalita Carauta (Janete Babuína do Zorra Total)
Data: 2 e 3 de agosto, sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Local: Teatro dos Bancários, EQS 314/315
Classificação indicativa: 16 anos
Ficha Técnica:
Texto: Thalita Carauta
Direção: Rodrigo Sant’anna
Classificação: 16 anos
Duração: 70 minutos
Informações: (61) 3262-9090 / 3262-9021 / 8609-4128