Sob o tema “Preservar para Desenvolver”, a edição 2014 do evento, denominada Etapa Gavião-Caramujeiro, desembarca no Parque das Garças neste domingo, 28. O Circuito é conhecido por integrar esporte, lazer e cultura como incentivo à educação ambiental
Lançado em abril de 2010, em comemoração aos 50 anos de Brasília, sendo realizado desde então, anualmente, o Circuito Brasília de Natação Ecológica sempre teve como foco principal aliar o desenvolvimento da modalidade olímpica de maratonas aquáticas com a preservação do Lago Paranoá e outras áreas ambientais da capital, como o próprio Parque das Garças, local escolhido e adotado pelo projeto desde o início. Esse ano, a Etapa Gavião-Caramujeiro promove, no dia 28 de setembro, uma competição de natação em águas abertas para crianças e adultos, além de atividades culturais, de lazer e de educação ambiental - com oficinas, plantio de árvores nativas, mostra fotográfica e artesanato. O evento tem início às 8h.
O Circuito Brasília de Natação Ecológica tem como objetivo estimular a prática do esporte e do lazer em crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade. Nesse sentido as provas do evento se dividem por distância: 300m, na categoria infantil e, 1km, 2,5km e 5km, na categoria adulta, entre jovens, adultos e melhor idade.
Tudo acontece de forma a conscientizar os participantes e o público visitante sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos, do Bioma do Cerrado e sobre a importância da ocupação de áreas públicas e ambientais com práticas sustentáveis. Nesse sentido, o Circuito aproveita a diversidade de aves catalogadas no Parque das Garças - área ambiental que serve de corredor ecológico para 117 espécies de aves do Cerrado - para estimular a atenção das pessoas com uma exposição de fotos das aves.
O plantio de árvores é outra bandeira levantada pelo Circuito, como forma de neutralizar as emissões de gases do efeito estufa gerados durante o evento. O projeto já plantou mais de 800 mudas de árvores nativas do Cerrado, sendo que o Parque das Garças recebeu, em 2011, 720 árvores. Todas plantadas por moradores, crianças, participantes, atletas, voluntários e membros da comunidade de Brasília. Além disso, toda a estrutura do evento é fabricada com materiais recicláveis e biodegradáveis, como as raias de garrafas pet que limitam o circuito aquático - parceria com as catadoras de recicláveis do Varjão. Já, as medalhas e troféus dos atletas são artesanais contendo matéria prima do cerrado, fabricados por artesãos da Chapada dos Veadeiros e de Brasília.
O Parque das Garças - o local escolhido para a realização do Circuito Brasília de Natação Ecológica é uma Área Ambiental de Proteção Permanente (APP). Localizado na altura da QL 16 na Península do Lago Norte, em uma das mais belas paisagens de Brasília, o espaço possui área verde de aproximadamente 11 hectares, água de qualidade e propícia para a prática de esportes e lazer.
Serviço: Circuito de Natação Ecológica
Data: 28 de setembro, domingo
Local: Parque das Garças - QL 16 na Península do Lago Norte
Horários das provas: a partir das 9h
Inscrições: R$50
Pontos de inscrição: Pizzas Dom Bosco (306 norte), Professor Tiago Sato (Clube Assejus) e Professor Lula (Clube do Exército/Sede Lago).
PROGRAMAÇÃO
Provas de natação
9h: 300 metros - prova infantil;
9h30: 1 km e 2,5 km
11h: 5 km - prova adulto.
Espaços abertos
Exposição de fotos de aves do Parque das Garças;
Caiaque, sup - stand-up padlle, natação;
Capoeira Regional Araúna Brasil, Labareda Karatê
Uechi-Ryu, Percussão.
Espaço educativo ambiental
Minhocário caseiro - boas práticas;
Preservação de nascentes e Água;
Artesanato de matéria-prima do cerrado;
Prevenção de incêndios no Cerrado.
Shows
Grupo Cultural Batukenjé - percussão popular brasileira