quinta-feira, 11 de abril de 2013

Campanha comemora Dia Mundial da Voz

A ação, iniciada no dia 10 em Sessão Solene na Câmara Legislativa do DF, vai até o dia 24 de abril com diversas atividades gratuitas para a população, como caminhada, shows, concertos, palestras, oficinas e exames com fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas
 
“Seja amigo da sua voz”. Esse é o lema da Campanha da Voz 2013 para o Dia Mundial da Voz, comemorado oficialmente todo dia 16 de abril. Profissionais da área aproveitam a ocasião para alertar a população sobre a importância da voz e os cuidados que se deve ter para mantê-la saudável. A campanha é nacional e a iniciativa é da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA). Em Brasília, conta com o apoio da Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do Distrito Federal (APFDF), que realiza, de 10 a 24 de abril, uma ampla programação de conscientização, composta por oficinas, palestras, shows, concertos musicais e debates. As atividades movimentarão shoppings, centros de convivência, escolas, universidades e a Escola de Música de Brasília, entre outros espaços públicos. Os participantes poderão também fazer exames e avaliar a qualidade vocal com fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas. Todas as atividades são gratuitas.
O objetivo da campanha é alertar a população para uma conscientização da voz e suas implicações na comunicação, na saúde e na cultura. A ação pretende alcançar, ainda, profissionais que utilizam a locução oral como instrumento de trabalho, como professores, atores, locutores, advogados, cantores, jornalistas, entre outros.

De acordo com levantamento feito pelo Centro de Estudos da Voz, pelo Sinpro-SP (Sindicato dos Professores da Rede Particular) e pela Universidade de Utah (EUA), os professores da educação básica do país faltam, em média, cinco dias às aulas, apenas por causa de problemas na voz. Segundo a SBFA o prejuízo com o afastamento de professores “pode ultrapassar a cifra de R$ 100 milhões por ano no país, além de afetar a qualidade do ensino e a motivação do aluno”. Na maioria das vezes, esses profissionais não têm orientação sobre como utilizar a voz de forma adequada, o que evitaria vários transtornos.

Atividades em destaque

Após sessão solene que marcou a abertura oficial da campanha, no dia 10, na Câmara Legislativa do DF com participação do Grupo Madrigal de Brasília, diversas outras atividades estão previstas para ocorrer na capital federal até o dia 24 de abril. No domingo, 14, será realizada a caminhada “Amigos da Voz”, no Eixão Sul (saída do estacionamento da estação do metrô, da 102 Sul, às 10h). De 15 a 18 de abril, haverá um “mutirão” de exames vocais no Hospital de Base. Os interessados devem procurar o ambulatório de Brocoesofagologia (dias 15, 17 e 18, entre 8h e 12h) e de Otorrinolaringologia (dia 16, de 8h às 12h e de 14h às 18h).
A Campanha da Voz 2013 marcará também a programação da Escola de Música de Brasília (EMB), com palestras, workshops, shows musicais e debates, de 15 a 19 de abril, em horários diversos. Destaque para a apresentação do CD “Realejo”, com Sônia Bonna e palestra com o cantor Cacai Nunes sob o tema Vozes e Cantos na Música Regional Brasileira (dia 16, a partir das 20h15).
 A Campanha da Voz participa, no dia 16, de um movimento internacional (The World Voice Day April 16, 2013), organizado desde 1979 pelo Dr. Johan Sundberg, acadêmico em Acústica Musical, membro da Academia Real de Música da Suécia e doutor da Universidade de York- Inglaterra. Na ocasião, haverá um concerto de corais que ocorrerá às 19h30, simultaneamente em vários países, para marcar a importância da voz cantada. A apresentação está marcada para ocorrer na Escola de Música de Brasília.
O Aniversário de Brasília não ficará de fora da programação. A Campanha da Voz também participará das festividades comemorativas de 53 anos da capital do país, na Esplanada dos Ministérios, com distribuição de informativos e performances de artistas com enfoque na saúde vocal.

Serviço: Campanha da Voz 2013 (em comemoração ao Dia Mundial da Voz, 16/04)
Data: de 10 a 24 de abril
Mais informações: Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do Distrito Federal (APFDF) - http://vozdebrasilia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário