O Núcleo Hortícola Suburbano de Vargem Bonita, área rural do Park Way, abastece o bairro, o CEASA, restaurantes e verdurões da capital federal com hortifrútis de elevado padrão de qualidade
Um bairro nobre, que apresenta um conceito diferenciado de moradia, com belas casas, em condomínios de alto padrão, cercado pela natureza. Ao se deparar com o Park way, muitos não sabem que por trás de suas belas paisagens, há uma miscigenada tradição cultural. Um dos locais mais bonitos de Brasília, referência de preservação ambiental - pois consiste numa APA e abriga reservas ecológicas e importantes recursos hídricos - abriga o Núcleo Hortícola Suburbano de Vargem Bonita, uma comunidade japonesa, que acolhe 260 famílias e abastece com hortifrútis os moradores do Park Way, CEASA, além de restaurantes e verdurões do Distrito Federal. Destaca-se ainda no local, a Associação Nipo-brasileira de Vargem Bonita (Clube Nipo), conhecid a em todo DF pelos seus tradicionais eventos culturais - que promovem a interação entre a tradição japonesa e a cultura brasileira -, com ênfase à sua famosa festa junina. O Clube Nipo oferece, ainda, durante todo o ano, oficinas de caratê, tai shi shuan, taikô e dança do ventre, abertas ao público.
As famílias japonesas que habitam a Vargem Bonita vieram para Brasília em meados de 1957, a convite de Lúcio Costa, com intuito de compor o "cinturão verde" da nova capital federal. A Terracap, na ocasião, cedeu, em regime de arrendamento, chácaras para as famílias. Mais de 50 anos se passaram e a comunidade de Vargem Bonita tornou-se indispensável para o abastecimento do comércio de hortifrútis do Distrito Federal. Segundo Watanabe, morador da comunidade há 34 anos, a Vargem Bonita possui 64 chácaras, ocupadas por imigrantes. De acordo com o japonês, a comunidade tem se destacado muito no plantio de pepino japonês, pimentões coloridos e tomate sweet grap e. Ele adianta, que a Vargem Bonita, começa a se destacar também no ramo de flores. "Hoje, entre as flores, destacamos a gérberas, que duram uma semana a mais do que as demais flores, que vem de fora", explica o proprietário do mercado de frutas e legumes que abastece o Park Way.
Nelson Uema é neto do primeiro imigrante japonês a chegar à Vargem Bonita. Hoje, diretor social da Associação Nipo-brasileira de Vargem Bonita, Nelson explica que os hortifrútis produzidos pelos pequenos agricultores do local são de qualidade superior às demais oferecidas no DF. Hoje, a produção de hortaliças é o carro-chefe da Vargem Bonita. "Acredito que a qualidade dos nossos produtos é superior, devido às chácaras serem pequenas e termos uma espécie de brejo que facilita o plantio. Além do mais, estamos inseridos numa agricultura familiar, onde o próprio dono e sua família plantam e vendem", explica Uema. Outro aspecto determinante que assegura um produto de qualidade é a proximidade das chácaras de plantio com o endere& cced il;o de entrega, do consumidor. "Nós colhemos e entregamos no mesmo dia o produto ainda fresco. Enquanto, há produtos que demoram dias para chegar a Brasília, dentro de sacos, murchando e perdendo qualidade", destaca o descendente japonês.
Sediada no Park Way e sob a direção social de Uema, o Clube Nipo oferece eventos tradicionais no decorrer do ano. "A festa junina, certamente, é a data que mais movimenta a sede da associação, ao fazer um intercâmbio entre as culturas brasileira e japonesa. Há ainda uma feijoada anual, dentre inúmeras atividades, abertas ao publico, como eventos gastronômicos sobre a culinária japonesa e aulas desportivas e culturais de base ball, caratê, tai shi shuan, dança do ventre e taikô (percussão japonesa)", diz Nelson Uema.
A cada dia que passa, o Park Way se torna um lugar mais interessante de se viver. Um bairro na cidade com ares de interior e inúmeros atrativos, como colônia agrícola, reserva ecológica e, além disso, o metro quadrado mais barato da categoria no DF: em média R$300. O Park Way oferece terrenos unifamiliares de 2,5 mil metros quadrados, em média, em condomínios de alto padrão com até oito casas, cercados pela natureza e com total segurança, localizado ao lado do aeroporto e a 10 km do centro da cidade. O sonho de todo brasileiro.
Serviço: Park Way: um novo conceito de morar bem
Informações:
Júlio Rocha imobiliária: 3427-1616
Construtora Park Way: 3327-4790