terça-feira, 28 de outubro de 2014

Protesto Fácil: solução entre credores e devedores

O protesto de títulos consiste na forma legal e, sem constrangimentos, de se recuperar créditos. Visando difundir o serviço, disponível a todos nos cartórios de protesto, o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do DF (IEPTB-DF) apresenta à população o programa Protesto Fácil

O protesto de títulos é um serviço público, disponível a todo cidadão e tem como função caracterizar a inadimplência do devedor, bem como evitar práticas de cobranças indevidas, vexatórias ou humilhantes por parte dos credores. Foi com o intuito de facilitar o relacionamento entre credores e devedores que nasceu o Protesto Fácil, um programa criado e mantido pelo IEPTB-DF - por meio do portal www.protestofacil.com -, para tornar o protesto de títulos e outros documentos de dívida mais conhecido e acessível a pessoas físicas e jurídicas.  

Por meio do protesto de títulos, o devedor inadimplente tem até três dias úteis para pagar o que deve ao credor reclamante. Caso contrário fica protestado e sem crédito na praça, pois passa a ter seu nome incluso no cadastro de devedores dos vários órgãos de proteção ao crédito de todo o País. Em outras palavras, fica com seu nome “sujo no cartório”. O serviço, que não é nenhuma novidade, está disponível a toda a população, nos cartórios de protesto, que agem com total imparcialidade, dentro da legalidade e sujeitos à fiscalização do Poder Judiciário.

Segundo a vice-presidente do IEPTB-DF, Ionara Gaioso, mesmo sem ampla divulgação do serviço, o índice de recebimento nos três primeiros dias no DF é superior a 50% dos títulos encaminhados a protesto. “Ou seja, mais da metade dos devedores paga suas dívidas após intimada pelos cartórios de protesto. Se esse serviço público fosse mais utilizado pela população, poderia desatolar, inclusive, o Judiciário”, afirma Ionara. “A ideia com a campanha Protesto Fácil é mostrar à população que a tarefa de se cobrar uma dívida pode ser menos penosa, mais eficiente e rápida do que muitos imaginam. Isso porque muitas pessoas, entre pequenos comerciantes e microempresários, não sabem cobrar seus devedores, ficando a mercê de métodos de cobrança domésticos, engavetando cheques sem fundo e amargurando prejuízos”, explica a tabeliã.

Por meio do portal www.protestofacil.com, a população pode tirar dúvidas, conhecer o ciclo do protesto, ter acesso aos formulários de encaminhamento e à lista geral dos cartórios que oferecem o serviço no DF. Compõem o Protesto Fácil a Gratuidade do Protesto para Credores Conveniados (empresas e organizações), a Central de Certidões de Protesto do DF, a Consulta Nacional e Gratuita de Protestos CNP e o Encaminhamento Digital de Títulos.

Mais – O protesto de títulos é um serviço de interesse público, com garantia de segurança às relações jurídicas que envolvem débito e crédito. Duplicatas, cheques, notas promissórias, sentença judiciais, certidões de crédito, letras de câmbio e até mesmo contratos, são exemplos de documentos que comprovam uma dívida e, logo, podem ser protestados.

Mais informações:
E-mails:
contato@protestofacil.com; protestofacil@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário