quarta-feira, 29 de abril de 2015

Autoridades discutem cenário atual das doenças transmissíveis no Brasil

O tema movimentou o Interlegis (Senado Federal) nesta terça-feira, 28, e reuniu parlamentares, representantes do governo local e nacional e profissionais da saúde

O VII Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil promoveu, nesta terça-feira, 28 de abril, um importante e urgente debate acerca das ações de prevenção e controle das doenças transmissíveis em âmbito nacional, com objetivo de discutir ideias para criação de uma agenda propositiva ao enfrentamento desses e outros desafios na área da Saúde. 

A sétima edição do evento contou com a presença da senadora Ana Amélia, que enalteceu a importância do debate e a necessidade de um marco regulatório para pesquisas clínicas. “Precisamos desburocratizar as pesquisas em uma ação conjunta. Quem ganha com esta ação são os brasileiros. O Brasil ganha com isso”, defendeu.

Militante da saúde, o deputado federal Osmar Terra destacou o momento atual como um dos mais difíceis no setor. “Não pode faltar vacina”, observou, ao falar sobre a distribuição dos recursos de controle das doenças transmissíveis. Na oportunidade, se comprometeu em buscar alternativas de financiamento da Saúde no Brasil, por meio da Frente Parlamentar da Saúde. “O momento é de reflexão, independente de partidos e visões ideológicas”, ponderou.

A desigualdade social como um dos maiores desafios para a saúde no Brasil. A afirmativa foi do deputado federal Odorico Monteiro. Segundo o parlamentar, a violência e o tráfico de drogas em algumas regiões também prejudicam o acesso de vacinas a determinadas localidades. “Apesar do reaparecimento de doenças do passado, como o sarampo, temos avançado. A vacina do HPV é um exemplo disso”, afirmou. Por outro lado, também teceu críticas à burocracia do registo de pesquisas clinicas. “O Brasil é um país que está vivendo mais. Temos que pensar no ônus dessa realidade. Mas, a burocracia prejudica os avanços que precisamos ter para seguir evoluindo”, concluiu.

“O aumento dos casos de doenças transmissíveis é um fenômeno que ocorre em todo o país. Vivemos um momento crítico na saúde e sabemos que doenças que não existiam estão surgindo. Temos a evolução de doenças, como a tuberculose, por exemplo, que está ressurgindo com tratamentos que reduzem a resistência do paciente”, avaliou o secretário de Saúde do DF, João Batista Sousa. Segundo ele, doenças como sarampo, dengue e febre Chikungunya também são um desafio. “Neste fórum temos a oportunidade de pensar e refletir sobre tratamentos e ações de prevenção dessas doenças, que registram surto, como no DF, que felizmente teve uma queda no número de casos de dengue, de 2014 para 2015”, contabilizou.


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Políticas de prevenção e controle de doenças transmissíveis em debate no Senado

O assunto reúne parlamentares, profissionais de saúde, agências reguladoras e associações, no Senado Federal, em Brasília, durante a sétima edição do Fórum Nacional de Políticas de Saúde, no dia 28 de abril



As doenças transmissíveis mudaram significativamente no decorrer dos últimos anos e combatê-las continua a ser um desafio para os programas de prevenção e monitoramento de saúde do Brasil. Curiosamente, doenças antigas como a Cólera e a Dengue ressurgiram e endemias importantes como a Tuberculose e as meningites se mantém vivas, comprovando que as doenças transmissíveis continuam sendo um importante problema de Saúde Pública. Visando auxiliar na resolução da problemática, o Programa Ação Responsável promove o debate acerca do tema no VII Fórum Nacional de Políticas de Saúde, que chega ao Senado Federal - Interlegis - no próximo dia 28. O evento é aberto ao público e possui  inscrições gratuitas (www.acaoresponsavel.org.br).

Em sua sétima edição, o evento tem como ponto de partida discutir o cenário atual, as ações de prevenção e o controle das doenças transmissíveis em âmbito nacional - em conformidade com as diretrizes do Plano Brasil Maior, do Plano Nacional de Saúde (PNS - 2012-2015), e das Metas estabelecidas para o Milênio. O objetivo maior é discutir propostas para elaboração de uma agenda propositiva para o enfrentamento desses e outros desafios na área de saúde.

Serviço: VII Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil
Data: 28 de abril, terça-feira, das 9 às 14h
Local: Senado Federal - auditório do Interlegis Senador Antonio Carlos Magalhães, Via N2
Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável
Coordenação: Agência Íntegra Brasil
Patrocínio: MSD, AstraZeneca e Sanofi-Medley
Apoio: Congresso Nacional; Ministério da Saúde; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD; Agência Íntegra Brasil e Interlegis
Mais informações: 3468-5696 / 3368-6044

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Rota Sertaneja recebe rodeio profissional em São Sebastião

O tradicional evento da cidade satélite comemora seu sexto aniversário no próximo fim de semana (10 a 12 de março) com uma edição de três dias com a segunda etapa do Circuito Cerrado de Rodeio 2015. Provas com peões profissionais e atrações musicais de peso marcam a festa

Nos dias 10, 11 e 12 de março, São Sebastião sedia a segunda etapa do Circuito Cerrado de Rodeio 2015 em parceria com a Rota Sertaneja, festa que já é tradição na cidade e comemora seus seis anos de existência. O evento popular de grande porte, com montarias em touros profissionais - esporte com pontuação valendo para o ranking nacional -, inclui na programação shows musicais de artistas renomados do sertanejo local, como Pedro Paulo & Matheus, Gabriel Lenner, Só pra Xamegar, Wilian e Marlon, entre outros. O evento desembarca no Parque de Exposições de São Sebastião, a partir das 18h, nos três dias de festa.

Entre as atrações mais aguardadas no evento está Pedro Paulo & Matheus, uma das principais duplas sertanejas de Brasília. Os músicos estrearam com pé direito no mercado fonográfico, em 2006, quando lançaram de forma independente o primeiro CD, “Puro Sertanejo”. De lá para cá, vêm conquistando uma multidão de fãs e admiradores, resultado do carisma e simplicidade da dupla nos palcos e uma vida dedicada à música sertaneja. Donos de uma sonoridade especial, com a voz grave de Pedro Paulo e a terceira voz de Matheus - que juntas dão um tom único às canções próprias e as interpretações da dupla -, os sertanejos somam inúmeras apresentações, sempre lotando ginásios, casas de shows, festas de peão e feiras agropecuárias em todo o Brasil.

As três noites de evento prometem atrair um público estimado em 15 mil pessoas. Na sexta-feira, dia 10, sobem ao palco do evento as duplas Railson & Gabriel e Willian & Marlon. No sábado, 11, é a vez de Denis & Paulo, Gabriel Lener e Roniel & Rafael animarem a festa. Já no domingo, 12, a banda Só pra Xamegar e a dupla Pedro Paulo & Matheus comandam o encerramento da festa.

Todos os peões que participam do evento estão inscritos na Federação Nacional de Rodeio, com carteiras profissionais e experiência comprovada. É extremamente vedada a participação de amadores no Circuito, que será realizado em seis etapas ao todo: nas cidades de Riacho Fundo I (realizada nos dias 20, 21 e 22 de março), São Sebastião, Paranoá, Riacho Fundo 2, Bandeirante e Planaltina.

Serviço:  Circuito Cerrado de Rodeio 2015 - Etapa São Sebastião
Data: 10, 11 e 12 de abril de 2015, das 18 às 03h
Local: São Sebastião - Parque de Exposições de São Sebastião
Ingressos/dia: R$ 20 (antecipados) e R$ 25 (na hora)
Classificação indicativa: Livre acompanhado de um responsável até 14 anos