segunda-feira, 24 de agosto de 2015

XI Festival de Música Instrumental e arte popular de Cavalcante


A 11ª Edição do Festival de Cavalcante será realizada no dia 29 de agosto, sábado, no município da Chapada dos Veadeiros. A entrada é franca e conta com uma diversa programação que mescla shows, apresentações circenses, exposições, feira de artesanato e gastronomia. O evento conta com o patrocínio da Petrobrás

Em poucos dias a Chapada dos Veadeiros estará em festa. A cidade de Cavalcante - localizada a 300 km de Brasília - recebe, no dia 29 de agosto (sábado), o seu tradicional Festival de Música Instrumental e Arte Popular. Em sua 11ª edição, o evento apresenta uma ampla programação cultural, que reúne elementos da cultura regional, bem como atrações musicais renomadas. A abertura oficial do evento acontece na sexta-feira (28), com pockets shows de Célia Porto, Rênio Quintas e canjas com artistas locais, sob o comando de Valérie, além da apresentação de "Quando se abrem os guarda-chuvas" - um monólogo com Fernanda Pimenta, do Teatro Farândula - e uma variada Feira de Artesanato. Já no sábado, 29, tem início a programação oficial do Festival. Sobem ao palco da tradicional festa a Pequena Orquestra de Cavalcante, Corpo de Baile da Casa Abraço, Circo Teatro Artetude, Uskaba Reggae, Chapadeiros, Dança da Sussa e Brasília Popular Orquestra, em um grande baile popular. A entrada é franca. O XI Festival de Música Instrumental e Arte Oopular de Cavalcante tem patrocínio da Petrobrás.

A Chapada dos Veadeiros está entre as principais opções de lazer do brasiliense. Um excelente programa para quem quer fugir da rotina de Brasília. O Festival musical de Cavalcante garante um final de semana diferente e completo, com dias regados a contato com a natureza e banhos de cachoeira e noites agradáveis como uma programação cultural rica e diversa. A 11ª edição do festival possui um apelo diferenciado em 2015: a valorização da cultura nativa. A grande maioria das atrações culturais do evento é da própria cidade.

Caráter histórico do Festival: Com 264 anos de existência, o município de Cavalcante (GO) detém a maior parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, situada na zona do cerrado, entre as montanhas e vales da região, a cerca de 300 quilômetros de Brasília. Sua origem vem das comunidades indígenas e quilombolas que povoaram primeiramente a região e que permanecem até hoje. Sob esta imagem, o Festival no município propõe um intenso intercâmbio cultural entre Brasília e Cavalcante, a fim de unir arte e meio ambiente como semente única de produção de idéias, além de estimular o turismo ecológico na região.

 Patrocínio e apoios: O XI Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cavalcante, Correio Braziliense, Pousadas Aldeia Cayana, Fazenda Veredas e Aruana. Uma realização da produtora Ponte Studio Gravações, de Brasília.

Sobre o turismo de Cavalcante: Como sugestão de lazer aos turistas que visitam a cidade durante o Festival, há mais de 100 cachoeiras próximas, circundadas pelos cânions da Chapada, ideais para passeios ou prática de esportes de aventura. Cerca de 70% da área do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros localiza-se em Cavalcante.

 Como chegar: Direto pela BR-020 até Planaltina. Pouco depois da cidade pegue o trevo para a GO-118, sentido Alto Paraíso e Teresina de Goiás. Em Teresina, siga pela GO-241 direto para Cavalcante.

Saiba mais sobre algumas atrações do Festival:
 Pequena Orquestra de Cavalcante
A pequena Orquestra de Cavalcante foi formada em 2007, pelo maestro Rênio Quintas, como princípio de uma escola de música que o artista pretendia implementar em Cavalcante, também em parceria com a Petrobras. É formada por 20 meninos e meninas da comunidade, que aprendem durante dez dias a confeccionar instrumentos e a tocá-los, interpretando clássicos, como “Asa Branca”, entre outras músicas da cultura popular e de domínio público.  A regência e organização da orquestra é de responsabilidade do professor Marció, integrante do grupo Udi-Grudi. A pequena Orquestra de Cavalcante abre o Festival, todos os anos, desde sua criação.

 Dança da Sussa
A Dança da Sussa é uma das manifestações culturais mais tradicionais de Cavalcante. Em meados do século XIX, os escravos criaram a dança, após a suposta visita da princesa Isabel a cidade, como forma de agradecimento à libertação. Para celebrar a abolição da escravatura, os negros dançavam e cantavam ao som de viola e de instrumentos de percussão, feitos por eles mesmos com árvores do cerrado e couro de gado. Desde então, a Dança da Sussa faz parte da comemoração da "Caçada da Rainha" - festa tradicional que acontece todo ano no mês de julho. Para simbolizar a festa, cavaleiros saem para o mato em busca da rainha escondida. Enquanto acontece a caçada, a Dança da Sussa é montada para aguardar a chegada da rainha e seu caçador, que vira o Rei da Festa. A Dança da Sussa ficou conhecida em toda região e, hoje, faz mais sucesso que a própria "caçada". Antes, somente os negros participavam, mas, devido à popularização da dança até mesmo a população se une para dançar e tocar os instrumentos.

Serviço: XI Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante
Data: 29 de agosto, sábado
Local: Cavalcante, Goiás
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 8430-8839
Centro de Informações ao turista: (62) 3494-1507 (61) 9674-8745
Patrocínio: Petrobrás
Apoio cultural: Correio Braziliense e Prefeitura Municipal de Cavalcante
Realização: Ponte Studio Gravações
Pousadas parceiras: Pousada Aldeia Cayana (61-9986 8806), Pousada Fazenda Veredas (61-9649-1330) e Pousada Aruana (61-9984-1933) e Tapuio e Morro Encantado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário