Localizada a cerca de 300 km da Capital Federal, Cavalcante será palco da oitava edição do festival, nos dias 24, 25 e 26 de agosto. Shows, espetáculos circenses para as crianças, exposições e debates movimentam a cidade durante os três dias de evento
De 24 a 26 de agosto, a cultura popular e a diversidade da música instrumental serão exaltadas na cidade de Cavalcante, Goiás. Este ano, o Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante levanta a bandeira da Arte e Sustentabilidade e Economia Criativa por meio de fóruns de discussão e diferentes manifestações artísticas, como música, danças e a Feira de Artesanato. A oitava edição do evento recebe, nos palcos da praça central da cidade (Praça Diogo Telles Cavalcante), atrações locais, nacionais, além de artistas da capital federal, como Pé de Cerrado e Duplo Click - com os prestigiados guitarristas Toninho Maya e Edilênio Souza. A entrada é franca.
A programação musical começa a todo vapor no evento, já no primeiro dia, 24. Na ocasião, sobem aos palcos os grupos Lua de Cerrado, Chapadeiros, Uskaba Reggae, Incenso de Fulô, Grupo Vibrações e Roda de Candeia. No sábado, 25, quem abre a programação musical é a Pequena Orquestra de Cavalcante, seguida das apresentações de André Togni Trio, Genil Castro e Banda e Dança da Sussa. Destaque para o show da banda brasiliense Pé de Cerrado, que fecha a noite. O grupo é conhecido pela diversidade musical e sua leitura de várias manifestações da cultura popular brasileira, pelo país e pelo mundo.
Entre as atrações mais tradicionais do Festival, está a Pequena Orquestra de Cavalcante, criada pelo Maestro Renio Quintas. O grupo conta, ainda, com a contribuição do professor e Luthier Marció na condução das oficinas musicais, oferecidas a 20 crianças da ONG Asol, durante dez dias que antecedem o evento. Desde a sua criação, em 2007, a Pequena Orquestra de Cavalcante abre o Festival como forma de participação direta da população de Cavalcante, suas crianças, o futuro, no Festival. Hoje, impulsionadas pelo carisma e força próprias da arte e da cultura, existem mais de seis grupos profissionais de música e um de teatro, atuando na cidade e região, além de uma escola de violão. Um dos objetivos do Festival é criar uma escola de música na cidade e um festival internacional de inverno de música.
O Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante visa promover a cultura e a música instrumental, além de gerar emprego e renda na região através da Feira de Artesanato e Gastronomia - realizada em parceria coma Associação de Artesãos de Cavalcante e com apoio da Prefeitura Municipal da cidade. Em 2012, a Feira continua com as novidades lançadas em 2011, como gastronomia local, nacional e até internacional, além de roupas e objetos criados pela cadeia criativa do artesanato local.
Destaque também para os fóruns de debate, que este ano abordarão os temas Arte e Sustentabilidade e Economia Criativa, com a participação da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás e do Distrito Federal, no sábado, a partir das 16h30, na Praça, com mesas redondas e participação de representantes do governo e do setor de meio ambiente.
Caráter histórico do Festival: Com 264 anos de existência, o município de Cavalcante (GO) detém a maior parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, situada na zona do cerrado, entre as montanhas e vales da região, a cerca de 300 quilômetros de Brasília. Sua origem vem das comunidades indígenas e quilombolas que povoaram primeiramente a região e que permanecem até hoje. Sob esta imagem, o Festival no município propõe um intenso intercâmbio cultural entre Brasília e Cavalcante, a fim de unir arte e meio ambiente como semente única de produção de idéias, além de estimular o turismo ecológico na região.
Patrocínio e apoios: O VIII Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante tem o patrocínio da Petrobrás e conta com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Cavalcante e do Correio Braziliense. Uma realização da produtora Ponte Studio Gravações, de Brasília.
Sobre o turismo de Cavalcante: Como sugestão de lazer aos turistas que visitam a cidade durante o Festival, há mais de 100 cachoeiras próximas, circundadas pelos cânions da Chapada, ideais para passeios ou prática de esportes de aventura. Cerca de 70% da área do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros localiza-se em Cavalcante.
Como chegar: direto pela BR-020 até Planaltina, em Goiás. Pouco depois da cidade pegue o trevo para a GO-118, sentido Alto Paraíso e Teresina de Goiás. Em Teresina, siga pela GO-241 direto para Cavalcante.
Serviço: VIII Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante
Data: 24, 25 e 26 de agosto
Local: Cavalcante, Goiás
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 96748745
Centro de Informações ao turista: (62) 3494-1507 (61) 96748745
Patrocínio: Petrobrás
Apoio cultural: Prefeitura Municipal de Cavalcante e Correio Braziliense
Realização: Ponte Studio Gravações
Pousadas parceiras: Pousada Aldeia Cayana 9986 8806 Pousada Fazenda Veredas (61) 9649-1330 e Pousada Aruana (61) 9984-1933 62 3494
Programação Musical:
- Sexta-feira (24/8)
A partir das 19:30: Grupo Vibrações, Lua de cerrado, Roda de Candeia, Chapadeiros, Uskaba Reggae e Incenso de Fulô.
- Sábado (25/8)
A partir das 19:30: Pequena Orquestra de Cavalcante, Circo Teatro Artetude, Genil Castro e Banda, André Togni Trio, Dança da Sussa e Pé de Cerrado
- Domingo(26/8)
A partir das 18:00: Pequena Orquestra de Cavalcante, Circo Teatro Artetude, Trio de Música Antiga, Duplo Click e Dança da Sussa
Nenhum comentário:
Postar um comentário